Nova avaliação do Mapeamento do Risco Assistencial – 1º Trimestre/2022
Mapeamento do Risco Assistencial é um dos programas de acompanhamento de operadoras do Monitoramento do Risco Assistencial
Nesse mês de agosto, o Plano de Saúde São Vicente recebeu o resultado do mapeamento do risco assistencial referente ao 1º trimestre de 2022. A nota final ficou em 0,5653. As notas anteriores eram de 0,4846 e 0,4288 no 3º e 4º trimestre de 2021, respectivamente.
Para chegar nesse resultado, a operadora é monitorada a partir de um conjunto de indicadores, que avaliam as dimensões assistencial e atuarial de seus produtos.
A partir desse 1º trimestre de 2022, passam a ser contabilizada apenas a dimensão assistencial, que tem peso de 60% da nota, e a dimensão atuarial dos produtos, com peso de 40%. As dimensões Estrutural e Operacional não integram mais o Mapeamento de Risco Assistencial.
Dentro da dimensão assistencial, 14 itens são avaliados. Já na dimensão atuarial dos produtos, são três indicadores.
Com base nos resultados, a operadora é classificada em uma faixa de risco. Quanto maior a nota da operadora, menores são os indícios de riscos associados. Dessa maneira, o Plano de Saúde São Vicente encontra-se na Faixa 2, uma faixa onde os riscos são considerados baixos.